quinta-feira, 6 de março de 2014

historia da internet

A internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos, interligava originalmente laboratórios de pesquisas e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Era uma rede do Departamento de defesa Norte americano. Era o auge da guerra fria, e os cientistas queriam uma rede que continuasse de pé no caso de um bombardeio. Surgiu então o conceito central da internet: é uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há um comando central. Assim, se B deixa de funcionar, A e C continuam a poder se comunicar. O nome internet propriamente dito surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países.
Por isso, não há um único centro que "governa" a internet. Hoje ela é um conjunto de mais de 40 mil redes no mundo inteiro. O que essas redes têm em comum é o protocolo TCP/IP(Transmission Control Protocol/internet protocol), que permitem que elas se comuniquem umas com as outras. Esses protocolo é a língua comum dos computadores que integram a internet.
Então, a internet pode ser definida como:
Uma rede de redes baseadas no protocolo TCP/IP;
uma comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essas redes;
uma coleção de recursos que podem ser alcançados através destas redes.
Durante cerca de duas décadas a internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico. Em 1987 pela primeira vez foi liberado o seu uso comercial nos EUA. Mais foi em 1992 que a rede virou moda. Começaram a aparecer nos EUA várias empresas provedoras de acesso a internet. Centenas de milhares de pessoas começaram a pôr informações na internet, que se tornou uma mania mundial.
No Brasil foi liberada a exploração comercial da internet em 1995. Hoje o Comitê Gestor da internet avalia o numero de usuários no país em um milhão (dados de novembro/97). Um bom endereço para descobrir mais sobre a história da internet é o InterNIC.

Sem comentários:

Enviar um comentário